Menu

Para quem quer aprender a programar...

Num mundo tão curto e com tanta informação fica difícil saber filtrar adequadamente como investir seu tempo. Neste planeta capitalista e egocêntrico, em que as pessoas são um pouco canibais - e eu realmente acho, além da metáfora, que elas só não comem umas as outras pra manter o status social -, ainda existem almas salvadoras que não te comem por você não saber quem é o prefeito da indonésia.

No que tange a educação, o site Codecademy se destaca. Para quem não sabe é uma startup que tem pouco mais de um ano, criada por dois jovens de 22 anos - Zach Sims e Ryan Rubinski.  O site tem o projeto de ensinar linguagem de programação sem custo nenhum a qualquer pessoa do mundo conectada a internet. Ao entrar no site, você já é incitado a programar numa pequena apresentação pessoal... e logo depois pode "guiar" seus estudos através de trilhas, de acordo com seu ritmo, quase um método Kumon virtual...

“Programação é parte das linguagens necessárias no século 21. Nós achamos que programar ajuda a pessoa a ter diferentes pontos de vista e a alcançar seus sonhos”

Palavras de Sims (co-fundador). Realmente, neste mundo canibal quem tem conhecimento se destaca e porque não conhecimento em programação? Até o prefeito de Nova York, no ano passado, postou no Twitter que utiliza o site. Qual a sua desculpa agora?

E aos colegas da área afobados de plantão, que acham que saber só uma linguagem é suficiente, tenho uma triste noticia: não é. Mesmo quem trabalha com suporte, nunca se sabe quando vai precisar saber SQLServer para implementar alguma coisa urgente (já tendo esse conhecimento, polpa-se tempo, e tempo costumam dizer é dinheiro). Uma vez que você aprende os conceitos em uma linguagem (ainda que não seja pseudo-linguagem) aprender outra linguagem [semelhante] torna-se intuitivo e quase uma brincadeira. Então nada de conversinhas do tipo "Ah, lá não tem java, não quero!". Desculpa. Lá tem sim conceitos de orientação a objetos... pode não estar com as definições formais, mas a idéia é a mesma. O principal é realmente entender como funciona, caso contrário nunca estará apto a criar nada sozinho...

E se você já tem experiência em programação e deseja participar de alguma maratona, o site SPOJ Brasil pode te ajudar. Tem a mesma "interface" do Codecademy, porém voltado para questões de maratona. Não te ensina absolutamente nada, mas te ajuda a saber se seu código é válido.. e possui suporte a praticamente todas as linguagens de programação existentes.

Um comentário:

  1. Já participei de 4 Maratonas de Progamação (Nacionais) e posso dizer que o SPOJ BR é uma ótima escolha para realizar treinamentos. Quanto ao Codecademy não conhecia, mas vou dar uma olhada.

    ResponderExcluir