Menu

Hierarquia dos Templates no Wordpress

Supondo que no Wordpress temos duas páginas:

Uma com título de Home e outra com título de Contato.

Quando você solicita ao Wordpress carregar uma página, por exemplo, página de Contato, o que acontece?

Primeiro ele tenta encontrar se existe algum arquivo específico para a página Contato. Se existir ele renderiza esse arquivo e pronto. Nada mais acontece. Se não existir esse arquivo específico, o Wordpress vai renderizar o index.php, que é o arquivo mais genérico de todos e a razão dele ser obrigatório.

Se olharmos a imagem com resumo da Hierarquia, podemos observar que a imagem está orientada da esquerda pra direita, partindo dos arquivos mais específicos e terminando no mais genéricos de todos que é index.php.

Por si só a imagem já demostra que wordpress não é tão simples quanto parece, mas também não é tão difícil assim. O arquivo que estamos querendo renderizar é de uma página estática, criada como página normal no wordpress. Seguindo o fluxo da imagem, temos:

Singular Page -> Static Page -> Page Template -> Default Template -> page-$slug.php -> page-$id.php -> page.php -> singular.php -> index.php

O arquivo mais específico possível disponível está mais a esquerda e nesse caso é page-$slug.php. Se criarmos um arquivo chamado page-contato.php, o wordpress irá reconhecer e renderizar primeiro o que está nessa página toda vez que for requisitado este arquivo.

No caso de configurar uma página incial estática (ao invés de uma página de posts), podemos também criar um arquivo específico para isso.

Site Front Page -> front-page.php

O que nos diz que, se criarmos um arquivo chamado front-page.php e nas configurações do wordpress definir que a página inicial será estática, conseguimos definir o layout para ela nesse arquivo com nome de front-page.php

Este é apenas um exemplo simples para entender a hierarquia de templates do wordpress.

Para mais informações consulte a documentação oficial, e também na imagem de resumo.

0 comentários:

Postar um comentário