Quando tenho variáveis que compartilham o mesmo contexto, posso "juntar" todas num tipo chamado array! Um array agrupará vários tipos da mesma variável sendo possível consultar por índices. Por exemplo:
Tenho um conjunto de peças, e quero guardar quantas peças iguais tenho em cada conjunto. Supondo que seria uma coleção de números inteiros:
int conjunto_1 = 15;
int conjunto_2 = 20;
int conjunto_3 = 13;
int conjunto_4 = 22;
Para representar todos os conjuntos agrupados, sem ter que declarar uma variavel para cada um, podemos usar um conjunto de números interios, representado por um array, dessa forma:
int[] conjunto;
Para inicializar essa nova variavel que declaramos, que é do tipo array, precisamos informar ao compilador que estamos criando uma váriável que suporta diversos valores do tipo inteiro. Não basta simplesmente atribuir um valor inteiro, pois não é mais um valor inteior único... é um conjunto de valores inteiros.
O compilador também precisa saber quantos valores iremos armarezar na memória, qual a quantidade de espaço ele precisará cirar, e para isso, informamos também esse valor!
int[] conjunto = new int[4];
conjunto[0] = 15;
conjunto[1] = 20;
conjunto[2] = 13;
conjunto[3] = 22;
Dessa forma, criamos um array de inteiros com 4 posições (lembrando que o índice inicial aqui sempre será zero). Mas o que acontece se você inicilizar um array de 4 posições e não colocar nenhum valor nessa última posição? O valor padrão de inicialização é 0!
Agora, como iterar sobre esse array? Fácil! Podemos acessar algumas propriedade especificas do array:
for(int indice = 0; indice < conjunto.Length; indice++){
Console.WriteLine($"Acessando o array no índice: {indice}, com valor: conjunto[{indice}]");
}
0 comentários:
Postar um comentário